Eu no Mundo

Esta atividade permite ao aluno interagir a partir da leitura dos textos verbais e não verbais, além da apreciação do áudio em alguns momentos.

Roteiro para o educador

Objetivo da aula:

  • Explorar o conceito de geografia, destacando a relação entre os lugares e as pessoas.
  • Estimular a observação e a interpretação de informações verbais e não verbais sobre o mundo ao nosso redor.

Duração total da aula: 60 minutos

Etapa 1: Introdução (10 minutos):

  • Apresentação da atividade "Eu no Mundo" e seus objetivos.
  • Discussão sobre o que os alunos entendem por geografia e como ela está relacionada a nós.

Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):

  • Apresentação de materiais visuais, como mapas, imagens, áudio, ou outros elementos que representem diferentes lugares no mundo.

Etapa 3: Instruções (5 minutos):

  • Explicação das regras da atividade e como os alunos irão interagir com os materiais apresentados.

Etapa 4: Atividade 1 - Leitura e Observação (20 minutos):

  • Os alunos leem textos verbais e não verbais que descrevem lugares, culturas, e pessoas em diferentes partes do mundo.
  • Eles observam imagens, ouvem áudio, e interpretam as informações apresentadas.

Etapa 5: Atividade 2 - Reflexão e Discussão (10 minutos):

  • Discussão em grupo sobre as informações observadas e a relação entre os lugares e as pessoas.
  • Reflexão sobre como as diferentes culturas e geografias moldam nossas vidas.

Etapa 6: Atividade 3 - Expressão Pessoal (10 minutos):

  • Os alunos são convidados a expressar suas próprias experiências e conexões com lugares e culturas diferentes.
  • Eles podem compartilhar histórias pessoais ou desenhar representações de como se veem no mundo.

Etapa 7: Encerramento (5 minutos):

  • Recapitulação dos principais pontos da aula.
  • Estímulo para que os alunos continuem explorando e aprendendo sobre geografia e a diversidade cultural.

Esta atividade "Eu no Mundo" busca conectar os alunos com o conceito de geografia de forma pessoal e significativa, destacando a diversidade de lugares e culturas ao redor do mundo e como isso influencia nossas próprias experiências e identidades.


Deixe seu comentário

Gabriel Renner Tobaldini 18 de março de 2019 07:38

Gabriel Renner Tobaldini

achei que não era para enviar comentario

pedro 25 de junho de 2018 13:21

pedro

gostei muito

Nicole Maria Nascimento Freire 19 de setembro de 2017 07:11

Nicole Maria Nascimento Freire

ana clara se tu não gostou então não envia comentario

Ana Clara Soares Rodrigues 12 de setembro de 2017 07:23

Ana Clara Soares Rodrigues

nao gostei

Iury Jordan de Oliveira Martins 16 de agosto de 2017 15:24

Iury Jordan de Oliveira Martins

não gostei do jogo

Wenya Pereira de Oliveira 29 de maio de 2017 07:19

Wenya Pereira de Oliveira

É um apanhado geral do conteúdo do 4° ano é ficou bem legal...
Ajuda muito nas aulas quando se deseja fazer um apanhado geral da disciplina.
Parabéns Professora ótimo trabalho.

Isabela Baggio Holzmann 03 de novembro de 2016 06:28

Isabela Baggio Holzmann

não gostei muito do jogo ele é meio chato.

Brincando de Aprender 03 de novembro de 2016 06:28

Brincando de Aprender

Bom, pra falar a verdade, isso não é um jogo, é apenas um aprendiz de idéias geneolódicas de aprender, não um jogo.
Mas, eu gostei de aprender! Um pouco, mais valeu!!!
Clara Vitória Martins Godoy
Dia: 01/11/2.016 às 10:05

Brincando de Aprender 03 de novembro de 2016 06:28

Brincando de Aprender

:) Ameiiii!!!! Sensacional!!!!
Pérola Roqsane Wonka
Dia; 01/11/16
Horário: 10:10

Brincando de Aprender 03 de novembro de 2016 06:28

Brincando de Aprender

Bem criativo, mas isso é um jogo?
Explique-me