Gráfico de equações

Aprenda sobre como construir curvas polinomiais. A forma da curva muda assim que as constantes são ajustadas. Veja as curvas para constantes individuais e observe como eles se somam para gerar uma curva polinomial.

Desenvolvido por: University of Colorado

ROTEIRO PARA O EDUCADOR

Objetivo da Aula

  • O objetivo desta aula é introduzir os alunos ao "Gráfico de equações", uma ferramenta que permite explorar e compreender as curvas polinomiais, bem como as relações entre as constantes e a forma dessas curvas.

Duração da Aula

  • Aproximadamente 60 minutos (1 hora).

Etapa 1: Introdução (5 minutos)

  • Comece a aula explicando que hoje os alunos terão a oportunidade de explorar curvas polinomiais usando uma ferramenta interativa chamada "Gráfico de equações".
  • Destaque a importância das curvas polinomiais em matemática e em várias aplicações no mundo real.

Etapa 2: Apresentação (10 minutos)

  • Apresente o "Gráfico de equações" aos alunos, demonstrando como inserir equações polinomiais e ajustar as constantes.
  • Mostre como a ferramenta gera automaticamente o gráfico das curvas polinomiais com base nas equações inseridas.

Etapa 3: Instruções (5 minutos)

  • Explique como os alunos usarão a ferramenta para explorar as curvas polinomiais e as constantes associadas.
  • Certifique-se de que todos tenham acesso a dispositivos ou computadores com conexão à internet.

Etapa 4: Atividade (15 minutos)

  • Peça aos alunos que acessem o "Gráfico de equações" e experimentem inserir diferentes equações polinomiais.
  • Incentive-os a ajustar as constantes nas equações e observar como isso afeta a forma das curvas.
  • Sugira que tentem somar duas ou mais curvas polinomiais para ver como elas se combinam.

Etapa 5: Discussão e Revisão (10 minutos)

  • Realize uma discussão em sala de aula sobre as descobertas dos alunos.
  • Peça que compartilhem exemplos de equações e constantes que resultaram em curvas com características específicas, como raízes, máximos ou mínimos.
  • Discuta a importância das constantes em equações polinomiais.

Etapa 6: Reflexão (5 minutos)

  • Peça aos alunos que reflitam por escrito sobre o que aprenderam com a atividade.
  • Eles podem responder a perguntas como: "Como as constantes afetam a forma das curvas polinomiais?" ou "Quais aplicações do mundo real você pode imaginar para esse conhecimento?"

Etapa 7: Encerramento (5 minutos)

  • Encerre a aula ressaltando a importância de explorar visualmente as curvas polinomiais para compreender melhor os conceitos matemáticos.
  • Incentive os alunos a continuarem explorando a ferramenta "Gráfico de equações" em seu tempo livre.

Etapa 8: Conclusão (5 minutos)

  • Sugira que os alunos pesquisem exemplos de aplicação de curvas polinomiais em campos como física, economia, engenharia e ciência de dados.
  • Recomende recursos adicionais, como tutoriais ou exercícios, para aprofundar sua compreensão de equações polinomiais e suas aplicações.

Deixe seu comentário

Gabrielly Cordioli Correa da Silva 16 de junho de 2016 16:54

Gabrielly Cordioli Correa da Silva

A Jaqueline gostou muito!

Giovanni Rodrigo Enrico Souza 16 de junho de 2016 16:54

Giovanni Rodrigo Enrico Souza

muito lesgal

Jefferson Martins Ramos Montanher 03 de junho de 2016 07:45

Jefferson Martins Ramos Montanher

não gostei

Gabriel Bickel Gotelip Mansur 03 de junho de 2016 07:45

Gabriel Bickel Gotelip Mansur

TOP

Enzo Assunção Gomes 03 de junho de 2016 07:45

Enzo Assunção Gomes

Uau, olha o que eu achei! Aba de comentários

Artur Resende de Miranda 03 de junho de 2016 07:45

Artur Resende de Miranda

Muito bom! Da para aprender várias coisas.

Paulo César Ramos Bernardes 03 de junho de 2016 07:45

Paulo César Ramos Bernardes

muito bom

Rafael Pontes Paiva 03 de junho de 2016 07:45

Rafael Pontes Paiva

esse jogo é educativo mas nem um pouco divertido...

Lucas Vieira Martins 03 de junho de 2016 07:44

Lucas Vieira Martins

DA HORA
EMPOLGUEI-ME

yara 28 de setembro de 2015 14:32

yara

Muito bom kkk