A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3
Mostrar a oposição de pensamentos entre os filósofos sofistas e da Grécia Antiga, Apresenta o discurso dos filósofos sofistas em oposição ao discurso de filósofos da Grécia Antiga como Sócrates e Platão.
Roteiro para o educador
Objetivo da Aula:
- Compreender as diferenças fundamentais de pensamento entre os filósofos sofistas e os filósofos da Grécia Antiga, como Sócrates e Platão.
- Analisar os argumentos e discursos dos sofistas em oposição aos dos filósofos da Grécia Antiga.
- Refletir sobre as implicações dessas diferentes visões na formação do cidadão.
Materiais Necessários:
- Acesso ao jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3".
- Quadro ou tela para apresentação.
Duração da Aula:
- Aproximadamente 60 minutos.
1. Introdução (10 minutos):
- Apresente o tema da aula: a oposição de pensamentos entre os filósofos sofistas e os filósofos da Grécia Antiga.
- Explique a importância dessa oposição na filosofia e na formação do cidadão.
2. Contextualização dos Sofistas (15 minutos):
- Contextualize os alunos sobre os filósofos sofistas, destacando suas visões relativistas e a ênfase na retórica e persuasão.
- Explique como os sofistas eram contratados para ensinar retórica e habilidades argumentativas aos jovens atenienses.
3. Filósofos da Grécia Antiga (15 minutos):
- Apresente os filósofos da Grécia Antiga, como Sócrates e Platão, destacando suas visões sobre a verdade, a ética e a busca pelo conhecimento absoluto.
- Destaque como esses filósofos eram críticos dos sofistas.
4. Jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3" (20 minutos):
- Inicie o jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3", que explora a oposição de pensamentos entre os sofistas e os filósofos da Grécia Antiga.
- À medida que os alunos avançam no jogo, discuta os argumentos e discursos apresentados.
5. Discussão e Reflexão (10 minutos):
- Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos compartilhem suas reflexões sobre as diferentes visões apresentadas pelos sofistas e pelos filósofos da Grécia Antiga.
- Incentive-os a considerar como essas visões influenciaram a formação do cidadão na época e como podem ser relevantes hoje.
6. Atividade de Debate (10 minutos):
- Divida a turma em grupos e peça a cada grupo para representar uma visão, seja a dos sofistas ou dos filósofos da Grécia Antiga.
- Promova um debate entre os grupos, permitindo que defendam seus argumentos em relação à educação e à formação do cidadão.
7. Encerramento (5 minutos):
- Recapitule os principais pontos da aula.
- Destaque a importância de compreender as diferentes visões filosóficas na formação do cidadão e na busca pela verdade.
Este roteiro de aula utiliza o jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 3" como uma ferramenta educativa para explorar a oposição de pensamentos entre os sofistas e os filósofos da Grécia Antiga. Ele promove a discussão crítica sobre as implicações dessas diferentes visões na formação do cidadão. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para participar do debate e da discussão.
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Valdir
A produção correta para dialogar.
Meus parabéns.
Edneia Santos
Adorei muito mas fácil aprender assim.