Justiça

Questionar o aprendente sobre o que é justiça, do que ela é feita e como foi construída filosoficamente ao longo dos tempos por diversos autores, Objeto que através de história em quadrinhos dialoga com o leitor sobre o conceito de justiça.

Desenvolvido por: Centro Universitário Franciscano

Roteiro para o educador

Objetivo da Aula:

  • Compreender o conceito de justiça e sua evolução ao longo da história da filosofia.
  • Explorar diferentes perspectivas filosóficas sobre a justiça.
  • Utilizar histórias em quadrinhos interativas para promover o diálogo e a reflexão sobre a justiça.

Materiais Necessários:

  • Acesso ao jogo "Justiça".
  • Quadro ou tela para apresentação.
  • Cópias das histórias em quadrinhos relacionadas ao conceito de justiça.

Duração da Aula:

  • Aproximadamente 60 minutos.

1. Introdução (10 minutos):

  • Apresente o tema da aula: o conceito de justiça na filosofia.
  • Explique a importância da justiça na reflexão filosófica e na sociedade em geral.

2. Evolução do Conceito de Justiça (15 minutos):

  • Discuta a evolução histórica do conceito de justiça, desde os filósofos gregos até os pensadores modernos.
  • Destaque as contribuições de filósofos como Platão, Aristóteles, Kant e Rawls.

3. Jogo "Justiça" (25 minutos):

  • Inicie o jogo "Justiça", que abordará diferentes perspectivas filosóficas sobre a justiça.
  • À medida que os alunos avançam no jogo, promova a discussão sobre os dilemas éticos e filosóficos apresentados.

4. Discussão e Reflexão (5 minutos):

  • Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para compartilhar as reflexões dos alunos sobre o conceito de justiça.
  • Encoraje-os a expressar suas opiniões e argumentos com base nas experiências do jogo.

5. Histórias em Quadrinhos (5 minutos):

  • Distribua cópias de histórias em quadrinhos relacionadas ao conceito de justiça.
  • Peça aos alunos para lerem as histórias e refletirem sobre como os personagens abordam questões de justiça.

6. Atividade de Reflexão Escrita (5 minutos):

  • Peça aos alunos para escreverem uma breve reflexão sobre como o jogo e as histórias em quadrinhos influenciaram sua compreensão da justiça.

7. Encerramento (5 minutos):

  • Recapitule os principais pontos da aula.
  • Enfatize a importância da reflexão filosófica e do diálogo na compreensão do conceito de justiça.

Este roteiro de aula utiliza o jogo "Justiça" e histórias em quadrinhos interativas como ferramentas educativas para explorar o conceito de justiça na filosofia. Ele promove o diálogo e a reflexão sobre as diferentes perspectivas filosóficas relacionadas à justiça. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e participar ativamente das discussões filosóficas.


Deixe seu comentário