Jogo do Posicionamento
Desenvolvimento de pensamento crítico e capacidade de análise na tomada de decisões por parte do aluno. Capacidade de expressão dos motivos que o levaram a essa tomada de decisão.
Roteiro para o educador
Objetivo da Aula:
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise geográfica.
- Estimular a tomada de decisões baseadas em informações geográficas.
- Promover a expressão clara dos motivos que embasam as decisões geográficas.
Materiais Necessários:
- Acesso ao jogo "Jogo do Posicionamento".
- Quadro ou tela para apresentação.
- Recursos visuais ou mapas para ilustrar cenários geográficos.
Duração da Aula:
- Aproximadamente 60 minutos.
1. Introdução (10 minutos):
- Explique o objetivo da aula: desenvolver habilidades de tomada de decisões geográficas com base em informações e análises.
- Apresente o jogo "Jogo do Posicionamento" e a importância do pensamento crítico na tomada de decisões geográficas.
2. Exemplo de Tomada de Decisão (15 minutos):
- Apresente um cenário geográfico específico, como a escolha de um local para a construção de uma represa.
- Discuta as informações e fatores que os alunos devem considerar ao tomar essa decisão, como topografia, impacto ambiental e necessidades da comunidade.
3. Jogo "Jogo do Posicionamento" (25 minutos):
- Inicie o jogo e apresente aos alunos cenários geográficos complexos que requerem decisões.
- Os alunos devem tomar decisões e justificar suas escolhas com base nas informações fornecidas no jogo.
- Encoraje-os a debater suas decisões em grupos, considerando diferentes perspectivas.
4. Discussão e Reflexão (5 minutos):
- Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para compartilhar as decisões tomadas pelos alunos e as justificativas por trás delas.
- Explore as implicações das decisões geográficas em um contexto mais amplo.
5. Atividade de Reflexão Escrita (5 minutos):
- Peça aos alunos para escreverem uma breve reflexão sobre como o jogo os ajudou a desenvolver habilidades de tomada de decisões geográficas e pensamento crítico.
6. Encerramento (5 minutos):
- Recapitule os principais pontos da aula.
- Enfatize a importância de considerar informações geográficas e análises ao tomar decisões relacionadas à geografia.
Este roteiro de aula utiliza o jogo "Jogo do Posicionamento" como uma ferramenta educativa para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise na tomada de decisões geográficas. Ele promove a expressão clara dos motivos por trás das decisões, incentivando os alunos a justificar suas escolhas com base em informações geográficas sólidas. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para debater e expressar suas opiniões.
Aplicativos relacionados
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade
Cecília Sousa Machado
Muito bom o jogo mostra atitudes que vc deve ou nao deve fazer