Funções Modulares
Nesta atividade, os alunos poderão construir os gráficos de diversas Funções Modulares, variando parâmetros específicos da sua lei de formação e, observar a relação entre esses parâmetros e o seu respectivo gráfico.
ROTEIRO PARA O EDUCADOR
Objetivo da Aula
- Compreender o conceito de funções modulares, construir gráficos variando os parâmetros e observar a relação entre esses parâmetros e a forma dos gráficos.
Duração da Aula
- Aproximadamente 90 minutos (1h30m).
Etapa 1: Introdução (10 minutos)
- Apresentação do objetivo da atividade: explorar funções modulares por meio da construção de gráficos interativos.
- Breve revisão sobre o que são funções modulares e seus principais elementos.
Etapa 2: Apresentação (15 minutos)
- Apresentação dos conceitos-chave relacionados a funções modulares por meio de um texto explicativo ou slides.
- Destaque para os parâmetros que podem afetar a forma dos gráficos das funções modulares.
Etapa 3: Instruções (5 minutos)
- Explicação das instruções para a atividade prática.
- Formação de grupos e atribuição de tarefas aos alunos.
Etapa 4: Atividade de Construção de Gráficos (40 minutos)
- Permissão para que os grupos escolham diferentes parâmetros e construam gráficos de funções modulares.
- Observação e registro das mudanças nos gráficos à medida que os parâmetros variam.
Etapa 5: Discussão e Revisão (15 minutos)
- Condução de uma discussão em sala de aula sobre as observações dos alunos.
- Compartilhamento dos gráficos pelos grupos e explicação das relações identificadas entre parâmetros e gráficos.
Etapa 6: Reflexão (5 minutos)
- Tempo adicional para os alunos refletirem sobre a aula e compartilharem qualquer feedback ou pensamentos finais.
Etapa 7: Encerramento (5 minutos)
- Destaque da importância da compreensão de funções modulares na matemática e em contextos do mundo real.
- Incentive os alunos a explorarem mais sobre funções modulares e seus usos.
Conclusão
Este roteiro de aula oferece uma visão detalhada das etapas e da duração estimada para cada uma delas. Certifique-se de ajustar o tempo conforme necessário e garantir que a aula seja envolvente e educativa para os alunos.
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade