É o bicho

Interpretar e refletir sobre os resultados das situações-problema, relacionar as atividades de adição e subtração como algo indissociável e comparar as relações entre as tabelas e gráficos.

Desenvolvido por: RIVED

Roteiro para educadores

Objetivo da aula:

  • Desenvolver a habilidade de interpretar e refletir sobre resultados de situações-problema que envolvem adição e subtração, além de criar relações entre tabelas e gráficos.

Duração total da aula:

60 minutos

Etapa 1: Introdução (10 minutos):

  • Apresentação do jogo "É o Bicho" e seus objetivos.
  • Discussão sobre a importância de compreender e resolver situações-problema envolvendo adição e subtração.

Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):

  • Apresentação das cartas e das regras do jogo.

Etapa 3: Instruções (5 minutos):

  • Explicação das regras do jogo e como os alunos irão interpretar e refletir sobre situações-problema de adição e subtração.

Etapa 4: Atividade - É o Bicho (30 minutos):

  • Os alunos jogam "É o Bicho" e praticam a interpretação e resolução de situações-problema que envolvem adição e subtração.

Etapa 5: Discussão e Revisão (5 minutos):

  • Discussão em grupo sobre as situações-problema resolvidas no jogo e as estratégias utilizadas.
  • Revisão dos conceitos relacionados a adição, subtração e interpretação de problemas.

Etapa 6: Reflexão (5 minutos):

  • Perguntas abertas para estimular a reflexão, como "Por que é importante saber resolver problemas de adição e subtração?".
  • Discussão sobre como essas habilidades são úteis em situações cotidianas.

Etapa 7: Atividade Adicional (5 minutos):

  • Realização de uma atividade adicional relacionada ao tema de adição, subtração e interpretação de problemas, como criar situações-problema para os colegas resolverem.

Etapa 8: Encerramento (5 minutos):

  • Recapitulação dos principais pontos da aula.
  • Estímulo para que os alunos continuem praticando e aprimorando suas habilidades matemáticas.

Esta atividade "É o Bicho" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e refletir sobre resultados de situações-problema que envolvem adição e subtração, além de criar relações entre tabelas e gráficos, tornando a matemática mais significativa para eles.


Deixe seu comentário

Alunos Donato 14 de outubro de 2016 08:38

Alunos Donato

legau o jogo

Alunos Donato 14 de outubro de 2016 08:38

Alunos Donato

gostei muito

Ana Luiza 24 de junho de 2016 14:26

Ana Luiza

gostei munto

sarah 01 de outubro de 2015 07:23

sarah

é tão legal é bacana radical e ele ensina bastante

thales 28 de setembro de 2015 14:32

thales

jogo maneiro mais meio dificil e chato

giovana secchi da silva 28 de setembro de 2015 14:32

giovana secchi da silva

ja joguei esse jogo e e muito legal

caroline bruggmanh 25 de junho de 2015 13:13

caroline bruggmanh

gostei muito do jogo e muito legal

Kauã Henrique 12 de junho de 2015 13:07

Kauã Henrique

Muito legal esse jogo, ele tem vários mini - games!!!

HELEN SABRINA 09 de junho de 2015 10:21

HELEN SABRINA

LEGAL

Maria Paula Pereira Pacheco Soares Leite 03 de junho de 2015 07:47

Maria Paula Pereira Pacheco Soares Leite

Adorei! Muito bom, mais não consegui jogar o jogo do Tamanduá!:(